segunda-feira, 18 de agosto de 2008

LÓTUS LOBO







“Padrões”
1970
litografia colorida Impressa no Metal
53,7 x 73,3 cm
Coleção Pinacoteca de Minas Gerais

Acervo Museu Mineiro

Obra da artista Lótus Amanda Maria Lobo (1943) - "Artista da Visita"



  • Lótus Lobo nasceu na cidade de Belo Horizonte, em 1943. Em 1960, inicia os estudos na Escola de Arte Guignard, mas é a partir de um curso com o pintor e gravurista João Quaglia que Lótus fixa seu interesse na litografia1 inaugurando, definitivamente, a litografia artística em Minas Gerais: “A pedra é dura, tem volume e mistério. Eu não senti vontade de desenhar nada, queria representar a própria pedra. Sua presença inspirava-me respeito e história de um tempo muito antigo”.
  • Graduada, assume na própria Guignard, o cargo de professora em litografia, função que exerceu até 1993, sendo responsável pela formação de toda uma geração de litógrafos. Lótus Lobo vai experimentar outras linguagens artísticas, realiza happenings e intervenções, mas é na gravura que se firma com singular paixão, dando início a uma nova pesquisa, que consiste na apropriação de rótulos de litografia industrial.

  • Essa fase que se prolonga por toda a década de 70, período em que seus trabalhos passam a estar presentes em significativas mostras nacionais e internacionais, é, para o crítico Márcio Sampaio, o momento mais importante de sua produção artística: “A artista faz da gravura o suporte para a discussão da própria gravura. Apropriando-se de antigas matrizes, fez com que revivessem, através de montagens novas, antigas formas, já esquecidas, elevando, à categoria de Arte, aquilo que fora simplesmente marca, a decoração de embalagens ou propaganda de produtos da indústria mineira. A abertura da gravura pra estes problemas que não os meramente estéticos, é a abertura da Arte para a própria vida, promovendo o encontro com a realidade com a História da qual destila novos dados para a História próxima”.

  • Há mais de 40 anos, desenvolvendo uma obra que se afirma como das mais instigantes e de maior interesse no contexto da arte mineira atual, no momento, Lótus Lobo trabalha na organização e catalogação de sua coleção particular de matrizes da litografia industrial, com o objetivo de criar um Centro de Memória de Litografia Industrial de Minas Gerais.

    1 Litografia: técnica de gravura em que a matriz é uma pedra calcária.


Nenhum comentário: